sexta-feira, 4 de abril de 2014

Outros talentos do mestre Duda





José Alves Cordeiro, como já antes apresentado, traz consigo um outro dom, tão bonito e tão enobrecedor quanto o de produzir suas alpercatas artesanais, ele compõe e interpreta suas músicas.
Dudinha de Neco, assim chamado em sua adolescência, aprendeu dentre outras de suas funções, uma que se tornou sua paixão particular, tocar violão; instrumento aparentemente sem muitos segredos, porém uma suposta dificuldade apareceu ao jovem, ele era canhoto e por isso teve de inverter todas as posições dos acordes no violão. Lógico que isso não interceptou seu desenvolvimento na música, após seu aprendizado auto-didata Dudinha se juntou a alguns amigos para fazer "um som"! Seu hobby não interferiu no seu trabalho como sapateiro, pelo contrário, lhe garantiu momentos maravilhosos de distração.
Ao decorrer de sua maturidade o jovem passou a compor seus choros e valsas, e a se apresentar em bailes e concursos musicais.

O quadro acima intitulado  "Homenagem especial" é uma das gratificações que o mestre Duda recebeu numa demonstração regional do quanto sua música contribui para a cultura da sua gente.

Alpercata feminina em couro envernizado


Cangaceira masculina em camurça


Cangaceira masculina em cinza


Cangaceira feminina em couro cru