quinta-feira, 13 de março de 2014

Mestre Duda

José Alves Cordeiro 

Mestre Duda no manuseio da famosa "cola de sapateiro".

Foto prévia da "capanga"


Spoiler da capanga
[Novas fotos da bolsa serão postadas]

Aguarde!

Cangaceiras masculinas


Alpercatas cangaceiras masculinas 

[Fotos individuais de cada par serão futuramente postadas]

Aguarde!

Cangaceiras com salto alto



Alpercatas cangaceira - Salto médio e salto alto (da esquerda para a direita)

Cangaceira infantil


Alpercata cangaceira infantil-feminina

Apresentações

Foto tirada na loja-oficina 

Olá, querido visitante! 

É com muita honra que apresento a você o blog "Cordeiro shoes & accessories - Artefatos de couro em réplicas do cangaço" que orgulhosamente vem expor e encantar com a cultura do cangaço enraizado nas terras sertanejas nordestinas. 
É aqui que você encontrará os mais diversos designes de sapatos e acessórios inspirados no ilustre e saudosíssimo Lampião (Virgulino Ferreira da Silva) e na sua companheira e estilosíssima Maria Bonita (Maria Gomes de Oliveira). 

*Foi inspirado neles e em seus seguidores (cangaceiros) que o sapateiro e seresteiro José Alves Cordeiro (mestre Duda) dedicou sua adolescência na aprendizagem da costura e montagem das famosas alpercatas "Xô, boi"; sua facilidade e gosto pelo trabalho lhe arrematou um verdadeiro frisson por tal arte, garantindo-lhe um futuro talhado nas máquinas que arrematam o couro e nos modelos que calculados meticulosamente se desfiavam em sua cabeça sonhadora. 
O mestre Dudinha, que hoje se auto-nomeia Duda (por conta da idade, 74 anos) esbanja a vitalidade que o couro lhe transmitiu durante os 61 anos de convivência com a matéria. E sua arte atualmente se traduz nos tantos calçados e peças que circulam pelo Brasil levando e esclarecendo a cada cantinho desta nação que a região esquecida e atrasada tem suas histórias, seus construtores e contadores, e o mestre Duda habita nos dois, ele faz e conta sua história através de suas mãos que lhe dão uma alegria incomparável ao término de uma de suas obras de arte.

Seja bem-vindo e sinta-se convidado a encontrar aquela peça que você carregará como lembrança da história do cangaço nas terras sertanejas.



[Nota em apresentação do blog: Cordeiro shoes & accessories]