-- Artefatos de couro em réplicas do cangaço -- Loja-oficina: Rua Castro Alves, 300 - Centro, Petrolina PE Fone: (87)3864-2802; (87)9939-3010
domingo, 17 de agosto de 2014
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Outros talentos do mestre Duda
José Alves Cordeiro, como já antes apresentado, traz consigo um outro dom, tão bonito e tão enobrecedor quanto o de produzir suas alpercatas artesanais, ele compõe e interpreta suas músicas.
Dudinha de Neco, assim chamado em sua adolescência, aprendeu dentre outras de suas funções, uma que se tornou sua paixão particular, tocar violão; instrumento aparentemente sem muitos segredos, porém uma suposta dificuldade apareceu ao jovem, ele era canhoto e por isso teve de inverter todas as posições dos acordes no violão. Lógico que isso não interceptou seu desenvolvimento na música, após seu aprendizado auto-didata Dudinha se juntou a alguns amigos para fazer "um som"! Seu hobby não interferiu no seu trabalho como sapateiro, pelo contrário, lhe garantiu momentos maravilhosos de distração.
Ao decorrer de sua maturidade o jovem passou a compor seus choros e valsas, e a se apresentar em bailes e concursos musicais.
O quadro acima intitulado "Homenagem especial" é uma das gratificações que o mestre Duda recebeu numa demonstração regional do quanto sua música contribui para a cultura da sua gente.
domingo, 23 de março de 2014
quinta-feira, 13 de março de 2014
Cangaceiras masculinas
Alpercatas cangaceiras masculinas
[Fotos individuais de cada par serão futuramente postadas]
Aguarde!
Apresentações
Foto tirada na loja-oficina
Olá, querido visitante!
É com muita honra que apresento a você o blog "Cordeiro shoes & accessories - Artefatos de couro em réplicas do cangaço" que orgulhosamente vem expor e encantar com a cultura do cangaço enraizado nas terras sertanejas nordestinas.
É aqui que você encontrará os mais diversos designes de sapatos e acessórios inspirados no ilustre e saudosíssimo Lampião (Virgulino Ferreira da Silva) e na sua companheira e estilosíssima Maria Bonita (Maria Gomes de Oliveira).
*Foi inspirado neles e em seus seguidores (cangaceiros) que o sapateiro e seresteiro José Alves Cordeiro (mestre Duda) dedicou sua adolescência na aprendizagem da costura e montagem das famosas alpercatas "Xô, boi"; sua facilidade e gosto pelo trabalho lhe arrematou um verdadeiro frisson por tal arte, garantindo-lhe um futuro talhado nas máquinas que arrematam o couro e nos modelos que calculados meticulosamente se desfiavam em sua cabeça sonhadora.
O mestre Dudinha, que hoje se auto-nomeia Duda (por conta da idade, 74 anos) esbanja a vitalidade que o couro lhe transmitiu durante os 61 anos de convivência com a matéria. E sua arte atualmente se traduz nos tantos calçados e peças que circulam pelo Brasil levando e esclarecendo a cada cantinho desta nação que a região esquecida e atrasada tem suas histórias, seus construtores e contadores, e o mestre Duda habita nos dois, ele faz e conta sua história através de suas mãos que lhe dão uma alegria incomparável ao término de uma de suas obras de arte.
Seja bem-vindo e sinta-se convidado a encontrar aquela peça que você carregará como lembrança da história do cangaço nas terras sertanejas.
[Nota em apresentação do blog: Cordeiro shoes & accessories]
Assinar:
Postagens (Atom)